08 de Setembro Dia Internacional da Literacia
dia internacional literaciaSobre o lema “Literacy for all: voice for all, learning for all" foi instituída em 2003 pela ONU a “Década da Literacia- 2003-2012”, a ANIALL associa-se às comemorações do Dia Internacional da Literacia que se celebra no próximo dia 08 de Setembro.

Apesar dos muitos esforços desenvolvidos pela comunidade internacional, a alfabetização continua a ser um alvo evasivo: mais de 796 milhões de adultos analfabetos, o que significa que um em cada seis adultos ainda é analfabeto, somando a isso 67,4 milhões de crianças em situação de abandono escolar e muitas mais a participar nas atividades escolares de forma irregular.


Portugal participa para estes números com cerca de 1 milhão de analfabetos, 9 em cada 100 pessoas não sabe ler ou escrever, sendo ainda, o país da Europa com a maior percentagem de analfabetos e uma das mais altas taxas de abandono escolar (28,7%).

Considerando que a Alfabetização é não só um direito humano, mas também uma ferramenta de sucesso social e pessoal, é também um veículo gerador de oportunidades. A alfabetização é o centro da educação para todos, bem essencial para a erradicação da pobreza, redutora da mortalidade infantil, meio para atingir a paz e a democracia. Alfabetizar é mais do que um ato social, é também um ato politico que contribui para a justiça e a igualdade de género.

Sociedades letradas são sociedades mais e melhor desenvolvidas.

Fonte de Dados: INE - Inquérito ao Emprego
Fonte: PORDATA
Última atualização: 2011-03-25 17:59:57